domingo, 27 de fevereiro de 2011

Substantivos - Exercícios Complementares

1- Em cada frase, há apenas um substantivo. Identifique-o e classifique-o.
a. Você tem medo de lobisomem?
b. “não se pode amar sem igualdade.”
c. A beleza exterior ainda é muito valorizada.
d. “Vede os tristes cravos desfeitos” (Cecília Meireles)
e. A correria parecia inevitável.
f. A violência tornou-se comum.
g. “Correi, correi, ó lágrimas saudosas...” (Fagundes Varela)

2- Leia, com atenção, o poema de Carlos Drummond de Andrade.
“Cidadezinha qualquer”
Casas entre bananeiras
Mulheres entre laranjeiras
Pomar amor cantar.

Um homem vai devagar.
Um cachorro vai devagar.
Um burro vai devagar.

Devagar...as janelas olham.
Eta vida besta, meu Deus.

a. As palavras “bananeiras e laranjeiras” são dois substantivos formados de outras palavras. Que palavras são essas?
b. Que nome essas palavras identeificadas no item A recebem quanto à formação dos substantivos?
c. Como ocorreu a formação das palavras bananeiras e laranjeiras?
d. Que nome recebem as palavras em que foi acrescido o sufixo?
e. Acrescente sufixos aos substantivos do poema e forme palavras derivadas.
Cachorro:
Burro:
f. Há no poema dois substantivos abstratos. Identifique-os.
g. Procure, no texto, um verbo empregado com valor de substantivo.

3- Leia o texto a seguir.

“Super-Homem e Batman”
Dois dos maiores mitos do mundo contemporâneo, Super-Homem e Batman serviram de modelo para vários outros super-heróis. Criados no final da década de 1930, são até hoje objetos de estudos, críticas e pesquisas, além de inspirar séries de televisão e filmes. [...]
Dossiê-Quadrinhos,Revista CULT.
-Observe os grupos formados por palavras do texto lido.
*Grupo 1: Super-Homem, Batman.
*Grupo 2: mitos, mundo, modelo, super-heróis, final, década, objetos, estudos, críticas, pesquisas, séries, televisão, filmes.

a. A que classe gramatical pertencem as palavras dos dois grupos?
b. Como você classificaria as palavras do grupo 1? E as do grupo 2?
c. Copie os substantivos compostos.

4- Observe as frases.
*O mito é o relato sobre seres e acontecimentos imaginários.
*A mitologia é o estudo da ciência dos mitos.

-Das orações a seguir, complete a segunda com um substantivo derivado.

a. A miséria impera no mundo.
Nesse............................................há muitas pessoas à margem do desenvolvimento.
b. O Final da partida foi emocionante.
A.............................do jogo não foi alcançada: a união dos times adversários.
c. Os estudos sobre a floresta Amazônica ampliaram-se.
Os..............................participaram da pesquisa sobre a Amazônia.

d. Mesmo com tantas pesquisas sobre o aquecimento global, ainda há muitas dúvidas.
Alguns...........................afirmam que o homem é o principal responsável pelo aquecimento global.

5- Substitua os # pelos substantivos coletivos correspondentes.
a. Os adolescentes reuniram-se em # para discutir a questão da maioridade penal.
b. A apresentação da peça foi excelente; e sobre o # não há o que discutir, são ótimos atores.
c. Um # magnífico marcou o primeiro dia da apresentação da Orquestra Sinfônica de São Paulo.
d. A # mostrava-se repleta de peregrinos comprometidos com o objetivo da viagem.
e. No mar sem fim, uma # indicava que os navios estavam repletos de tanques de guerra.
6- Combine adequadamente as palavras das duas colunas, formando com elas substantivos compostos.
Plano Pé
Papel Papo
Obra Ardente
Água Moeda
Bate Prima
Busca Alto

7- Com as palavras a seguir, forme substantivos abstratos.
Mau
Pobre
Rico
Simples
Nobre
Amigo
Feliz
Justo
Belo
Tolo
Esperto
Rápido

8- Leia o diálogo e responda as questões.

Pablo: Que planeta é esse?
Richard: Planeta Espelho. Veja isso. Mares de lágrimas, continentes áridos, poeira de ossos, nuvens de vapor de boa intenção.
Pablo: Mais um destruído pelo vento do progresso.
Richard: A burrice é o elemento químico onipresente.

a. Identifique os substantivos femininos.
b. Por que esses substantivos são assim classificados?
c. Identifique os substantivos masculinos.
d. Por que são masculinos?

9- Indique, em cada item, o substantivo que não pertence ao mesmo grupo de formação de gênero. Indique também o grupo a que ele pertence.

a. Jornalista, dentista, gerente, indivíduo, intérprete.
b. Carrasco, pesoa, vítima, cônjuge, imigrante.

10- Há substantivos que possuem gêneros diferentes para significados diferentes. Escreva o significado do substantivo em destaque dos conjuntos de frases a seguir.
a. Marcos considera-se o cabeça do grupo de estudo.
Parece que aquele garoto tem uma cabeça muito grande.

b. Moral da fábula: “Muito mais se consegue com a brandura que com a violência”.
Como não questionar o moral dos corruptos?

c. Na viagem que fizemos à Minas Gerais, nossa guia era muito inteligente.
Ganhei o novo guia da cidade do Rio de Janeiro.

d. Os adolescentes ouvem muito a rádio Jovem.
Muitas pessoas gostariam de adquirir aquele rádio antigo.
11- Classifique os substantivos uniformes em comum de dois gêneros, sobrecomuns e epicenos.
Vítima
Jovem
Colega
Girafa
Pessoa
Capivara
Jornalista
Onça
Cúmplice
Estudante
Testemunha
Criatura
Indivíduo
Cônjuge
Formiga

12- Informe o gênero dos substantivos, usando o artigo “o” ou “a”.
...eclipse
...omoplata
...sucuri
...decalcomania
...telefonema
...lança-perfume
...cútis
...alface
...dó
...cal
...clã
...dinamite
...champanha
...guaraná
...derme
...grama (peso)
...gengibre
...sentinela

13- Leia o diálogo e responda.

Walter: - Estou com gripe aviária.
Juan: - O que está sentindo?
Walter: - Medo de saltar de paraquedas de um avião.

a. Em que consiste o humor da tira?
b. Identifique o substantivo composto que aparece nos quadrinhos.
c. Como esse substantivo foi formado?
d. Há nas falas da tirinha um substantivo abstrato. Identifique-o.

14- Há, em cada conjunto de substantivos compostos no plural, um substantivo que foge às regras gramaticais. Identifique-o e escreva a forma correta.
a. Salários-família, bananas-maça, couve-flores, grão-duques.
b. Sempre-vivas, vice-presidentes, salva-vidas, segunda-feiras.
c. Guarda-civis, bem-te-vis, os bota-fora, cafés-concerto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar ou perguntar alguma coisa, preenchendo o formulário para comentários.Note que comentários com conteúdo impróprio ou não relacionados ao assunto serão excluídos.

Orações Coordenadas

ORAÇÕES COORDENADAS _________________________________________ Exercícios Classifique as Orações Coordenadas Sindéticas: O1 - Nã...