domingo, 6 de fevereiro de 2011

Mas, Más, Mais, Mal, Mau...eis a diferença!

Na verdade, existe uma grande diferença entre os termos: mas, mais, más, mau e mal.

Vejamos:

*Mas: a palavra ou expressão "mas" pode ser substituída por "porém".
Exemplo: "Gosto de avião, mas prefiro meu carro."
-É bom ressaltar que o "mas" vem sempre depois de uma vírgula.

*Mais: significa acréscimo ou aumento de intensidade.
Exemplo: "Preciso de mais personagens no meu texto."/ "Estou me sentindo mais feliz."

*Más: plural de má, que significa "ruim".
Exemplo: "Elas são realmente más."

*Mal: a palavra "mal" pode ser um advérbio de modo, uma conjunção ou substantivo. Opõe-se a bem, porém quando é empregado como conjunção emprega-se como sinônimo de apenas.
Exemplos:

"Mal saiu de férias, já deve voltar para a escola." (conjunção)

"Aquele garoto saiu mal na prova de ontem." (advérbio de modo)

"Você não sabe o mal que me fez." (substantivo)


*Mau:A palavra mau é um adjetivo utilizado para acompanhar um substantivo. Opõe-se a bom e pode ser utilizada no plural e no feminino, segundo a necessidade. Exemplos:

"Você é um mau aluno."

"Aqueles garotos são maus."

2 comentários:

Fique a vontade para comentar ou perguntar alguma coisa, preenchendo o formulário para comentários.Note que comentários com conteúdo impróprio ou não relacionados ao assunto serão excluídos.

Orações Coordenadas

ORAÇÕES COORDENADAS _________________________________________ Exercícios Classifique as Orações Coordenadas Sindéticas: O1 - Nã...