domingo, 20 de maio de 2012

Exercícios Concordância


1-) Complete os espaços com as formas verbais adequadas.



a-) Sempre .................. os carimbos da secretaria.(desaparece - desaparecem)

b-) Um bando de pardais .................. as sementes da horta. (comeu - comeram)

c-) .................. , mas ..................  o casal profundas mágoas desde o começo do casamento.

   (Gostava-se - Gostavam-se: carregava - carregavam)

d-) Enquanto ele .................. banho, .................. um homem e uma mulher.

    (tomava ­- tomavam; telefonou-lhe - telefonaram-lhe)



2-) Leia as orações e justifique a concordância do verbo com o sujeito composto anteposto, de acordo com o quadro abaixo:



                I – Os núcleos do sujeito são sinônimos.

                II – Os núcleos do sujeito formam sequência gradativa.

                III- Os núcleos do sujeito referem-se à mesma pessoa.

                IV- Os núcleos aparecem resumidos por tudo, nada, ninguém.



                              

a.    Jornalista e professor trabalhava nos três períodos do dia.

b.     A fraqueza, a tontura, o desmaio aconteceu de repente.

c.     A bondade e a benevolência não era sua qualidade.

d.     Poeta, pintor e cirurgião plástico fazia as coisas com perfeição.

e.     Menina e mulher reunia inocência e amadurecimento.

f.      O trabalho e a atividade profissional levava-o ao cansaço.

g.     Os pais, os avós, os vizinhos ninguém percebeu a criança saindo.

h.     Pedreiro e vigia noturno não descansava nunca.



3-) Justifique a concordância verbal, de acordo com o quadro abaixo:



                I - Concordância com o núcleo do sujeito mais próximo.

II - Concordância, com a pessoa que tiver prevalência.



a.    Elogiou-se a atitude do delegado e a rapidez dos bombeiros.

b.     Incomodava-lhe a gritaria do vizinho e os ensaios daquele conjunto.

c.     Tu, Maria e Miro jantareis comigo.

d.     Eu e você compraremos os ingressos amanhã.

e.     A cada palavra do policial vinha a resposta do comerciante e a ira das testemunhas.



4-) Explique e discuta a concordância verbal da frase:





                 Uma tempestade de palavrões saíram da boca da criança.



5-) Complete adequadamente os espaços com as formas verbais dos parênteses.



a-) Todo o país aguardava o pronunciamento: o ministro da Fazenda, ou o próprio presidente .............. os novos rumos da economia. (anunciaria - anunciaram)

b-) A irritação do proprietário ou a necessidade do posseiro .............. o conflito e ninguém conseguia resolver o problema. (aumentava – aumentavam)

c-) O caminhão de transporte com o carro do prefeito .............. de frente. (chocou-se / chocaram-se)

d-) Nem o marido nem o filho .............. que o técnico viria consertar a máquina. (avisou / avisaram)

e-) Tanto o noticiário da televisão como o noticiário da principal rádio não .............. o acidente. (comunicou / comunicaram)

f-) A carne de primeira, a carne de segunda, frango, peixe, tudo .............. sendo vendido com preço fora da tabela. (estava / estavam)

g-) Os jogadores, o preparador físico, os dirigentes, ninguém .............. o técnico da seleção. (localizou / localizaram)

h-) O saber falar e, principalmente, o saber ouvir ..............  ser suas principais qualidades. (parecia / pareciam).

i-) As Aventuras de Robinson Crusoé ..............  a sonhar com as ilhas desertas. (ensinou-lhe / ensinaram-me)

6-) Identifique as frases que apresentam concordância verbal inadequada e corrija-as.



a.     Vende-se casas.

b.          Precisa-se de vendedores com experiência.

c.          Aspiram-se a bons cursos de veterinária.

d.          Pagam-se os carnês de Imposto Predial.

e.          Devia haver mais médicos atendendo a população.

f.           Deviam haver mais voluntários para trabalhar na alfabetização de adultos.

g.          Podiam ser duas da madrugada quando houve os acidentes na usina.

h.          Eu e tu compreenderás que isso é um bom sinal dos tempos.

i.            A pilha de livros desmoronou.

j.           Ali, sorri pintadas de rosa as paredes da escola.

k.          Cercavam o ministro uma dezena de jornalistas.

l.            A maioria dos brasileiros, não importa o nível econômico, o sexo e a idade, gostam de futebol.

m.        Bolas, bolas era o que me pediam sempre os sobrinhos.

n.          A família de índios revelava valores culturais diferentes dos nossos.

o.          Boas maneiras é que faltavam a eles.

p.          A constelação de estrelas era na verdade um grupo de atrizes famosas.

q.          O contrabando, a atividade ilegal levara-o à prisão.

r.           Conservantes, adoçantes e produtos industrializados, tudo tem sido combatido pelos naturalistas.

s.           A vitória do time era seus sonhos.

t.           Eu é que organizo a biblioteca da escola.

u.     Era uma vez dois garçons que nunca se entendiam.

v.     Vossa Santidade sois maravilhoso.



7-) Complete as frases com os verbos dos parênteses no tempo pedido.



a)       Não só a área rural mas também a área urbana .............. de mudanças. (necessitar - presente do indicativo)

b)       ..............-se fugirem os pássaros no inverno. (ver - imperfeito do indicativo)

c)        Mariana .............. suas alegrias. (ser - imperfeito do indicativo)

d)       As saudades da pátria ..............  o que amargura o exilado. (ser - presente do indicativo)

e)       .............. os atores quando foram aplaudidos. (curvar-se - pretérito perfeito)

f)        .............. -se de homens e mulheres corajosos. (precisar - presente do indicativo)

g)       Quando achávamos que a guerra estava próxima do final, Vossa Excelência .............. novos bombardeios. (ordenar· presente do indicativo)

h)       Fostes vós que .............. do zelador do prédio? (reclamar· pretérito perfeito)

i)        Nenhuma de nós ..............  mais aquela ladainha. (aguentar - pretérito imperfeito do indicativo)

j)        Quantos dentre vós ..............  os lucros? (repartir· presente do indicativo)

k)       Não fui eu quem ..............  esse livro. (estragar - pretérito perfeito)

l)        Qual de vós ..............  o acidentado? (acompanhar - pretérito perfeito)

m)      POUCOS dentre nós ..............  para a prova. (estudar - pretérito perfeito)

n)       SOU eu quem ..............  o serviço de casa. (fazer - presente do indicativo)

o)       Tanto os bispos como os cardeais .............. -se na defesa do papa. (unir· pretérito perfeito)

p)       ..............-se matarem jovens inocentes naquela guerra insana. (ver - pretérito imperfeito do indicativo)

q)       Isso .............. dores-de-cotovelo. (ser' presente do indicativo)

r)        És tu que ..............  o jogo. (organizar· presente do indicativo)

s)       Somos nós que ..............  pela classe. (responder - presente do indicativo)

t)        ..............  redigir as Cartas comerciais. (faltar - pretérito imperfeito do indicativo)

u)       Nem eu nem você .............. na palavra dele. (acreditar· pretérito perfeito)

v)        ..............  cinco horas no relógio da estação ele trem. (dar - pretérito perfeito)

w)        ..............  dez minutos para as quinze horas. (faltar - presente do indicativo)







8-) Nas frases a seguir não se observou a concordância pres­crita pela gramática normativa. Reescreva as frases de modo a           adequá-las ao padrão formal de linguagem.



a)        Com certeza, nosso problema estão nas cotas.



b)       A distribuição das atividades no final de um subtítu­lo e / ou no final do capitulo ficam a critério do autor.



c)        O argentino prêmio Nobel da Paz acha que a chance­laria dos dois países decidirão o problema.

d)       Sebo é o lugar onde se vende livros usados.



e)        Toda essa situação gera muitos conflitos dentro da sala de aula, o que não ocorria anos atrás, quando o ritmo de vida e a estrutura familiar era diferente.



f)        Ao final da sessão, restava apenas cinco deputados no plenário.



g)       A revelação dos acontecimentos ocorridos naquela sessão plenária chocaram muitas pessoas.



h)       Faltava apenas dois veículos para que a indústria automobilística aquecesse o mercado de vendas de carros modernos.

i)         Num único dia passou boiando três corpos.



j)         Em diversos órgãos de imprensa surge especulações a respeito da separação da atriz.



k)       Ainda subsiste indícios de que ela foi a autora do crime.



9-) Efetue a concordância escolhendo a forma adequada entre parêntese",·





a)        "Tristeza, indiferença, lágrimas, sorrisos, tudo nela .................. ter um significado oculto." (Joseph Conrad) (parecia / pareciam)



b)       "Folhas secas e sementes, pedaços de madeira, cai­xas de lápis e tubos de tinta, tudo  ..................  desaparecido." (Milton Hatoum) (havia / haviam)



c)        "O interior do quarto, os livros, os móveis, o casaco desabotoado do professor, sua atitude diante da mesa, a chama vacilante do fogo, tudo  .................. a história de um trabalho profundo." (Thomas Hardy) (testemu­nhava / testemunhavam)



d)       "No Brasil as coisas acontecem, mas depois, com um simples desmentido, ..................  de acontecer." (Stanilaw Ponte Preta) (deixa / deixam)



10-) Observe as frases a seguir:





         I.            Após a colisão. o motorista e dono do carro compareceu á delegacia para prestar depoimento.



       II.            Após a colisão, o motorista e o dono do carro compare­ceram à delegacia para prestar depoimento.





Por que na primeira o verbo está no singular, e na segun­da, no plural!?



11-) leia o texto a seguir:



" Você será submetido à verificação de pressão arterial, e temperatura. Será também realizada uma entre­vista para que seja avaliado se realmente você pode ser doador. O resultado dos testes realizados será enviado por correspondência."



O texto anterior foi adaptado de um prospecto do Hemocentro Doe Sangue, produzido pela Universidade Federal Paulista (Unifesp), de São Paulo Reescreva esse texto, substituindo

a)      você por tu.

b)      você por você e eu.

c)      uma entrevista por algumas entrevistas

d)      o resultado por os resultados.



12-) Modifique o verbo de acordo com as alterações propos­tas para o sujeito.



I.                     O senador vai se filiar a outro partido.



a)     O senador e o deputado ................ a outro partido.

b)     Os parlamentares .................. a outro partido.



II.                   Os jovens de periferia tem valores próprios.



a)     A geração shopping center .................. valores próprios.

b)     Você e eu .................. valores próprios.

c)     Os adolescentes .................. valores próprios.







III.                 O turista argentino prefere o litoral de Santa Catarina.





a)     O turista argentino e o uruguaio ..................  o litoral de Santa Catarina.

b)     Os turistas paraguaios ..................  o litoral de Santa Catarina

c)     Tu e eu .................. o litoral de Santa Catarina.







12-) Leia o texto a seguir:





"Acabavam de soar as 9 e três quartos no relógio do caste­lo e ele a nada se atrevera ainda. Indignado com a própria covardia, Julien pensou: 'Precisamente no momento em' que o relógio bater 10 horas, hei de executar o que durante todo o dia me comprometi a fazer, ou então subo ao meu quarto e rebento os miolos'."

[STENOHAL O vermelho e O negro. São Paulo: Abril, 19?9. p. )



Com relação a ele:

a)     justifique a concordância de "acabavam de soar"

b)     qual a função sintática de "no relógio do castelo"

c)      justifique a concordância de bater.

d)      reescreva o fragmento "Precisamente no momento em que o relógio bater 10 horas ( .. .)", omitindo o termo o relógio.



13-) Reescreva as frases a seguir, substituindo os termos des­tacados pelo que está entre parênteses. Faça as modifi­cações necessárias para que a frase reescrita fique de acordo com o padrão culto de linguagem



a)        Espera-se solução para o caso. (soluções)

b)       Tu e ele devem retornar logo (Eu e ele)



c)        Havia alguma coisa estranha naquela casa coisas estranhas)



d)       Existe um candidato com chances de ganhar. candidatos)

e)        O México aderiu ao acordo. (Os Estados Unidos)

f)        Faz um mês que ele não aparece, (três meses)

g)       Mais de dois alunos fazem o estágio obrigatório, (Mais de um aluno)

h)       Deu uma hora da tarde no relógio do mosteiro, (duas horas)

i)         Precisa-se de padeiro com prática, (padeiro e confeiteiro)
Até o ano passado, naquela cidade não havia agência bancária, (agências bancárias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar ou perguntar alguma coisa, preenchendo o formulário para comentários.Note que comentários com conteúdo impróprio ou não relacionados ao assunto serão excluídos.

Orações Coordenadas

ORAÇÕES COORDENADAS _________________________________________ Exercícios Classifique as Orações Coordenadas Sindéticas: O1 - Nã...