1-) Complete
os espaços com as formas verbais adequadas.
a-) Sempre .................. os carimbos da
secretaria.(desaparece - desaparecem)
b-) Um bando de pardais .................. as sementes da
horta. (comeu - comeram)
c-) .................. , mas .................. o casal profundas mágoas desde o começo do
casamento.
(Gostava-se -
Gostavam-se: carregava - carregavam)
d-) Enquanto ele .................. banho,
.................. um homem e uma mulher.
(tomava - tomavam; telefonou-lhe
- telefonaram-lhe)
2-) Leia as orações e justifique a concordância do verbo com o sujeito
composto anteposto, de acordo com o quadro abaixo:
I – Os núcleos do
sujeito são sinônimos.
II – Os núcleos do
sujeito formam sequência gradativa.
III- Os núcleos do
sujeito referem-se à mesma pessoa.
IV- Os núcleos
aparecem resumidos por tudo, nada, ninguém.
a.
Jornalista e professor trabalhava nos três períodos
do dia.
b.
A fraqueza, a tontura, o desmaio
aconteceu de repente.
c.
A bondade e a benevolência não era sua qualidade.
d.
Poeta, pintor e cirurgião plástico fazia as coisas
com perfeição.
e.
Menina e mulher reunia inocência e amadurecimento.
f.
O trabalho e a atividade profissional levava-o ao
cansaço.
g.
Os pais, os avós, os vizinhos ninguém percebeu a
criança saindo.
h.
Pedreiro e vigia noturno não descansava nunca.
3-) Justifique a concordância verbal, de acordo com o quadro abaixo:
I - Concordância
com o núcleo do sujeito mais próximo.
II - Concordância, com a pessoa que tiver prevalência.
a.
Elogiou-se a atitude do delegado e a rapidez dos
bombeiros.
b.
Incomodava-lhe a gritaria do vizinho e os ensaios
daquele conjunto.
c.
Tu, Maria e Miro jantareis comigo.
d.
Eu e você compraremos os ingressos amanhã.
e. A cada palavra do policial vinha a resposta do
comerciante e a ira das testemunhas.
4-) Explique e discuta a concordância verbal da frase:
Uma tempestade de palavrões saíram da boca da
criança.
5-) Complete adequadamente os espaços com as formas verbais dos parênteses.
a-) Todo o país aguardava o pronunciamento: o ministro da Fazenda, ou o
próprio presidente .............. os novos rumos da economia. (anunciaria - anunciaram)
b-) A irritação do
proprietário ou a necessidade do posseiro .............. o conflito e
ninguém conseguia resolver o problema. (aumentava – aumentavam)
c-) O caminhão de transporte com o
carro do prefeito .............. de frente. (chocou-se / chocaram-se)
d-) Nem o marido nem o filho .............. que o técnico viria consertar a máquina. (avisou / avisaram)
e-) Tanto o noticiário da televisão
como o noticiário da principal rádio não .............. o acidente. (comunicou / comunicaram)
f-) A carne de primeira, a carne de
segunda, frango, peixe, tudo .............. sendo vendido com
preço fora da tabela. (estava
/ estavam)
g-) Os jogadores, o preparador
físico, os dirigentes, ninguém .............. o técnico da
seleção. (localizou / localizaram)
h-) O saber falar e,
principalmente, o saber ouvir .............. ser suas principais qualidades. (parecia / pareciam).
i-) As Aventuras de Robinson
Crusoé .............. a
sonhar com as ilhas desertas. (ensinou-lhe / ensinaram-me)
6-) Identifique as
frases que apresentam concordância verbal inadequada e corrija-as.
a. Vende-se casas.
b.
Precisa-se de vendedores com experiência.
c.
Aspiram-se a bons cursos de veterinária.
d.
Pagam-se os carnês de Imposto Predial.
e.
Devia haver mais médicos atendendo a população.
f.
Deviam haver mais voluntários para trabalhar na alfabetização de adultos.
g.
Podiam ser duas da madrugada quando houve os acidentes na usina.
h.
Eu e tu compreenderás que isso é um bom sinal dos tempos.
i.
A pilha de livros desmoronou.
j.
Ali, sorri pintadas de rosa as paredes da escola.
k.
Cercavam o ministro uma dezena de jornalistas.
l.
A maioria dos brasileiros, não importa o nível econômico, o sexo e a
idade, gostam de futebol.
m.
Bolas, bolas era o que me pediam sempre os sobrinhos.
n.
A família de índios revelava valores culturais diferentes dos nossos.
o.
Boas maneiras é que faltavam a eles.
p.
A constelação de estrelas era na verdade um grupo de atrizes famosas.
q.
O contrabando, a atividade ilegal levara-o à prisão.
r.
Conservantes, adoçantes e produtos industrializados, tudo tem sido
combatido pelos naturalistas.
s.
A vitória do time era seus sonhos.
t.
Eu é que organizo a biblioteca da escola.
u. Era uma vez dois garçons que nunca
se entendiam.
v. Vossa Santidade sois maravilhoso.
7-) Complete as frases com os verbos
dos parênteses no tempo pedido.
a)
Não só a área rural mas também a área urbana .............. de mudanças. (necessitar - presente
do indicativo)
b) ..............-se fugirem os
pássaros no inverno. (ver - imperfeito do indicativo)
c) Mariana .............. suas alegrias. (ser
- imperfeito do indicativo)
d)
As saudades da pátria ..............
o que amargura o exilado. (ser - presente do indicativo)
e) .............. os atores quando
foram aplaudidos. (curvar-se - pretérito perfeito)
f)
.............. -se de homens e mulheres corajosos. (precisar - presente
do indicativo)
g) Quando achávamos que a guerra
estava próxima do final, Vossa Excelência .............. novos bombardeios. (ordenar·
presente do indicativo)
h) Fostes vós que .............. do
zelador do prédio? (reclamar· pretérito perfeito)
i)
Nenhuma de nós .............. mais
aquela ladainha. (aguentar - pretérito imperfeito do indicativo)
j)
Quantos dentre vós .............. os lucros? (repartir· presente do
indicativo)
k) Não fui eu quem .............. esse livro. (estragar - pretérito
perfeito)
l)
Qual de vós .............. o
acidentado? (acompanhar - pretérito perfeito)
m) POUCOS dentre nós .............. para a prova. (estudar - pretérito
perfeito)
n) SOU eu quem .............. o serviço de casa. (fazer
- presente do indicativo)
o) Tanto os bispos como os cardeais ..............
-se na defesa do papa. (unir· pretérito perfeito)
p)
..............-se matarem jovens inocentes naquela guerra insana. (ver
- pretérito imperfeito
do indicativo)
q) Isso .............. dores-de-cotovelo.
(ser' presente do indicativo)
r)
És tu que .............. o jogo. (organizar·
presente do indicativo)
s) Somos nós que .............. pela classe. (responder -
presente do indicativo)
t)
.............. redigir as Cartas
comerciais. (faltar - pretérito imperfeito do indicativo)
u) Nem eu nem você .............. na
palavra dele. (acreditar· pretérito perfeito)
v)
.............. cinco horas no relógio da estação ele trem. (dar - pretérito
perfeito)
w)
.............. dez minutos para as quinze horas. (faltar - presente do
indicativo)
8-) Nas frases a
seguir não se observou a concordância prescrita pela gramática normativa.
Reescreva as frases de modo a adequá-las
ao padrão formal de linguagem.
a)
Com certeza, nosso
problema estão nas cotas.
b)
A distribuição das
atividades no final de um subtítulo e / ou no final do capitulo ficam a
critério do autor.
c)
O argentino prêmio
Nobel da Paz acha que a chancelaria dos dois países decidirão o problema.
d)
Sebo é o lugar
onde se vende livros usados.
e)
Toda essa situação
gera muitos conflitos dentro da sala de aula, o que não ocorria anos atrás,
quando o ritmo de vida e a estrutura familiar era diferente.
f)
Ao final da
sessão, restava apenas cinco deputados no plenário.
g)
A revelação dos
acontecimentos ocorridos naquela sessão plenária chocaram muitas pessoas.
h)
Faltava apenas
dois veículos para que a indústria automobilística aquecesse o mercado de
vendas de carros modernos.
i)
Num único dia
passou boiando três corpos.
j)
Em diversos órgãos
de imprensa surge especulações a respeito da separação da atriz.
k)
Ainda subsiste
indícios de que ela foi a autora do crime.
9-)
Efetue a concordância escolhendo a forma adequada entre parêntese",·
a)
"Tristeza,
indiferença, lágrimas, sorrisos, tudo nela .................. ter um
significado oculto." (Joseph Conrad) (parecia / pareciam)
b)
"Folhas secas
e sementes, pedaços de madeira, caixas de lápis e tubos de tinta, tudo .................. desaparecido." (Milton Hatoum) (havia /
haviam)
c)
"O interior
do quarto, os livros, os móveis, o casaco desabotoado do professor, sua atitude
diante da mesa, a chama vacilante do fogo, tudo .................. a história de um trabalho
profundo." (Thomas Hardy) (testemunhava / testemunhavam)
d)
"No Brasil as
coisas acontecem, mas depois, com um simples desmentido, .................. de acontecer." (Stanilaw Ponte Preta)
(deixa / deixam)
10-) Observe as frases a seguir:
I.
Após a colisão. o
motorista e dono do carro compareceu á delegacia para prestar depoimento.
II.
Após a colisão, o
motorista e o dono do carro compareceram à delegacia
para prestar depoimento.
Por que na primeira
o verbo está no singular, e na segunda, no plural!?
11-)
leia o texto a seguir:
" Você será submetido à verificação de pressão arterial, e
temperatura. Será também realizada uma entrevista para que seja avaliado se
realmente você pode ser doador. O resultado dos testes realizados será enviado
por correspondência."
O texto anterior
foi adaptado de um prospecto do Hemocentro Doe Sangue, produzido pela
Universidade Federal Paulista (Unifesp), de São Paulo Reescreva esse texto,
substituindo
a)
você por tu.
b)
você por você e eu.
c)
uma entrevista por algumas entrevistas
d)
o resultado por os resultados.
12-)
Modifique o verbo de acordo com as alterações propostas para o sujeito.
I.
O senador vai se
filiar a outro partido.
a)
O senador e o
deputado ................ a outro
partido.
b)
Os parlamentares ..................
a outro partido.
II.
Os jovens de
periferia tem valores próprios.
a)
A geração shopping center ..................
valores próprios.
b)
Você e eu .................. valores próprios.
c)
Os adolescentes ..................
valores próprios.
III.
O turista
argentino prefere o litoral de Santa Catarina.
a)
O turista
argentino e o uruguaio .................. o litoral de Santa Catarina.
b)
Os turistas
paraguaios .................. o litoral de Santa Catarina
c)
Tu e eu ..................
o litoral de Santa Catarina.
12-)
Leia o texto a seguir:
"Acabavam de soar as 9 e três
quartos no relógio do castelo e ele a nada se atrevera ainda. Indignado com a
própria covardia, Julien pensou: 'Precisamente no momento em' que o relógio
bater 10 horas, hei de executar o que durante todo o dia me comprometi a fazer,
ou então subo ao meu quarto e rebento os miolos'."
[STENOHAL O vermelho e O
negro. São Paulo: Abril, 19?9. p. )
Com relação a ele:
a)
justifique a
concordância de "acabavam de soar"
b)
qual a função
sintática de "no relógio do castelo"
c) justifique a concordância de bater.
d) reescreva o fragmento "Precisamente no momento em
que o relógio bater 10 horas ( .. .)", omitindo o termo o relógio.
13-) Reescreva as frases a seguir, substituindo os termos
destacados pelo que está entre parênteses. Faça as modificações necessárias
para que a frase reescrita fique de acordo com o padrão culto de linguagem
a)
Espera-se solução para o caso. (soluções)
b)
Tu e ele devem retornar logo (Eu
e ele)
c)
Havia alguma coisa estranha naquela casa coisas
estranhas)
d)
Existe um candidato com chances de ganhar.
candidatos)
e)
O México aderiu ao acordo. (Os
Estados Unidos)
f)
Faz um mês que ele não aparece, (três meses)
g) Mais de dois alunos fazem o estágio obrigatório, (Mais
de um aluno)
h) Deu uma hora da tarde no
relógio do mosteiro, (duas horas)
i)
Precisa-se de padeiro com prática, (padeiro e confeiteiro)
Até o
ano passado, naquela cidade não havia agência bancária, (agências bancárias)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique a vontade para comentar ou perguntar alguma coisa, preenchendo o formulário para comentários.Note que comentários com conteúdo impróprio ou não relacionados ao assunto serão excluídos.